Visita ao Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

    Hoje, dia 17 de janeiro, nós, os alunos do 1º ciclo da Escola EB1/JI de Santa Cruz, fomos ao Museu de História e Etnologia da Terra da Maia. Fomos conhecer melhor as histórias das pessoas que viveram aqui desde há 10 mil anos.

 

     Primeiro, a nossa amiga Liliana que trabalha no Museu, contou-nos uma história sobre uma viagem ao futuro: O Príncipe Curioso e a Menina das Tranças Coloridas.
Depois visitamos a exposição que se encontra no Museu e fizemos uma viagem ao passado.


Ficamos a conhecer o que são as mamoas. Estes monumentos são túmulos onde se colocavam os mortos com os objetos que eles usavam no dia-a-dia: pontas de setas, lâminas, machados, polidores, contas de colares e micrólitos. As pessoas eram lá colocadas com a cabeça virada para o nascer do sol e na mesma posição que os bebés estão na barriga da mãe porque acreditavam na vida depois da morte. Vimos uma enorme pedra com gravuras que podiam representar um mapa (pedra de Ardegães) e outra pedra mais pequena com um jogo chamado “jogo do moinho” que é parecido com o jogo do galo.




Há mais de 2 mil anos viviam na Maia os madiquisenses até que chegaram os romanos. Este povo construiu estradas e todas davam para chegar a Roma (na Itália). 
Também foram encontradas peças de cerâmica partidas ou queimadas e moedas que ficavam à beira da pessoa quando morria. As moedas eram colocadas por cima dos olhos e na boca para pagar ao barqueiro a viagem para a outra vida.A loiça utilizada no banquete para homenagear o morto nunca mais era utilizada e, por isso, partiam-na. Nesta altura fazia-se uma grande fogueira e as cinzas da pessoa eram guardadas num vaso de cerâmica.
     Os objetos encontrados, ou artefactos, contaram a sua história e permitiram conhecer tudo isto!


O Museu está aberto ao fim de semana 
e a entrada é GRATUITA.


Mais informações em:
http://cultura.maiadigital.pt/museu
http://www.porto.bz/concelhos/mostra/maia

Comentários

Mensagens populares