Conhecer a Maia

No dia 28 de janeiro, terça-feira, os alunos da turma do 4º ano fizeram uma visita de estudo para “Conhecer a Maia”. Saíram às 14h 30min, com destino ao Museu de História e Etnologia da Maia, depois à Quinta da Gruta e, por fim, à Torre do Lidador e chegaram pelas 17h 20min. Os alunos do 2º ano fizeram esta visita de manhã e os restantes alunos da escola farão na próxima semana.
Saímos da escola na companhia da Rita que nos guiou nesta visita. Durante as viagens, ela fez-nos perguntas sobre o concelho da Maia e aprendemos algumas coisas novas.



No Museu, a Liliana mostrou-nos, na primeira sala, vestígios dos povos agro-pastoris que viveram na pré-história. Na segunda sala, falou-nos sobre os romanos e mostrou-nos o mapa do império romano, os deuses, as loiças usadas nas cerimónias fúnebres, as lucernas, o marco miliário… e falou-nos dos madiquisenses.


Na Quinta da Gruta, conhecemos o Hugo que nos mostrou a quinta: o laboratório, a cozinha, o auditório, o atelier, a horta e os animais. Este local é uma escola de educação ambiental onde as crianças podem fazer várias atividades. Nós também queríamos realizar uma dessas atividades mas não tivemos tempo. Na Quinta da Gruta há uma horta comunitária para as pessoas que vivem em prédios e não têm jardim nem horta. Aqui, todos os hortelãos praticam a agricultura biológica.



Voltamos ao autocarro para irmos à Torre do Lidador com a Rita. Subimos de elevador até ao 19º andar, perto do escritório do Sr. Presidente da Câmara, e depois pelas escadas até ao 22º andar, a 92 metros de altura. Lá em cima vimos a Maia em 360 graus: as nossas casas, a escola, o aeroporto, o estádio municipal, o zoo, o mar… e era tudo muito pequenino!

No regresso, a Rita voltou a questionar-nos sobre a Maia e, desta vez, acertamos em todas as respostas. Foi uma visita muito divertida e gostávamos de voltar à Torre do Lidador num dia de sol para poder também ir ao terraço.

Comentários

Mensagens populares