Sorria, está na Maia!


O concelho da Maia situa-se no distrito do Porto, no norte de Portugal Continental.

A Maia é formada por 10 freguesias: Cidade da Maia, Castêlo da Maia, Pedrouços, Águas Santas, Milheirós, Silva Escura-Nogueira, São Pedro Fins, Folgosa, Vila Nova da Telha e Moreira. Vivem na Maia cerca de 135 mil pessoas numa área de 83 km2. Este concelho faz fronteira com os concelhos do Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso, Valongo e Gondomar que, em tempos, pertenciam às Terras da Maia.

Há cerca de 2 mil anos, habitavam nestas terras os Madiquisenses que viviam nos castros e que se dedicavam à caça, à pesca e faziam alguma agricultura. Depois, chegaram os Romanos que trouxeram uma nova organização do território, estradas, o latim, leis, novas técnicas agrícolas e uma nova religião. A Estrada Nacional 14, que passa na Maia, já foi uma antiga via romana que ligava Braga (Bracara Augusta) a Lisboa (Olisipo).

Um dos heróis da terra é Gonçalo Mendes da Maia, conhecido como O Lidador. Filho de D. Mendo Gonçalves da Maia, este cavaleiro era grande amigo do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e foi muito importante em inúmeras batalhas contra os muçulmanos.

O concelho da Maia recebeu do Rei D. Manuel I a carta de foral a 15 de dezembro de 1519.

Desde 2013 que vivemos e estudamos no Castêlo da Maia (Castelum Madia) que é uma nova freguesia formada por cinco antigas freguesias – Barca, Gondim, Gemunde, S. Pedro de Avioso e Santa Maria de Avioso. Anteriormente, foi elevada a vila em 23 de agosto de 1986. Talvez por isso, o nosso Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia já é constituído por todas as escolas da vila desde o ano letivo 2003/2004.

No Castêlo da Maia pode-se visitar o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, o Parque de Avioso e a Quinta da Gruta.

Esta nova freguesia recebeu um novo brasão e uma bandeira.



A Maia também é uma terra de tradições. No artesanato fazia-se trabalhos em pedra e santos em madeira. Cada freguesia celebra uma festa religiosa todos os anos. Mas há uma festa que reúne todas as freguesias, feita em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, que se realiza no 2º domingo de julho. Os maiatos celebram o feriado municipal na segunda-feira seguinte.

Texto coletivo da turma GT3 (Gestalinho, 3ºAno)

   
      Agradecemos ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia 
o envio da bandeira 
para que pudéssemos conhecer melhor 
a terra onde nascemos e crescemos.




MARQUES, José Augusto Maia, A biblioteca misteriosa do tio Serafim, Ed. 7 Dias 7 Noites

Comentários

Mensagens populares