Escritor/apicultor Paulo Santos



No dia 6 de março, a Escola de Gestalinho recebeu o escritor/apicultor Paulo Santos que nos apresentou a coleção "As aventuras da Cuscas". Estas obras abordam a importância que as abelhas têm na nossa vida, não só no fabrico do mel mas, sobretudo, na polinização das plantas. Com as suas aventuras, a Cuscas leva-nos ainda a conhecer alguns dos principais monumentos portugueses e a história de Portugal.
Nas apresentações aos nossos meninos e meninas, o autor que também é apicultor, convidou-nos a conhecer o mundo fantástico das abelhas: o seu corpo, o seu ciclo de vida, a organização social, as tarefas que desempenham na colmeia, o seu papel polinizador, a relação das abelhas com as flores e a tarefa do apicultor. Estes conhecimentos são essenciais para aprender a respeitar o papel das abelhas na natureza e a educar as futuras gerações. Gestos simples como não perturbar os animais ou cultivar plantas apícolas como, por exemplo, margaridas, alecrim, rosas, hortelã, coentros, lavanda, jarros e girassóis, podem fazer toda a diferença.

Como é e para que serve um fato de apicultor?

Com os mais pequenos tivemos momentos de grande animação!

Não havia no mundo alunos mais interessados!

Todos aprenderam muito e divertiram-se ainda mais!

Se as abelhas não fizessem a polinização das plantas que fazem parte da nossa alimentação, só poderíamos comer batatas, cenouras e alfaces.

Os alunos mais crescidos são mesmo curiosos e gostam de saber tudo.

Observação das abelhas.

Por fim, provaram o mel docinho que as abelhas fizeram com tanto esforço.

Antes de nos despedirmos, Paulo Santos deixou-nos livros autografados que não nos vão deixar esquecer tudo o que aprendemos sobre a Cuscas e sobre as abelhas.



Estes desenhos representam a relação que existe há milhões de anos entre as flores e as abelhas que, para nosso bem jamais deverá ser quebrada. Fica o desafio: vamos cultivar flores! 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares