Maia 2050, visão de futuro

 


Ao longo do 1º Período, os alunos do 3º ano trabalharam os domínios de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento respondendo à proposta da Câmara Municipal da Maia "Maia City Vision 2050", no âmbito do Projeto Escola Cívica.

Para os alunos, o desafio era simples: se todos fizermos um esforço para acabar com a poluição do ar, como imaginam a Maia em 2050? Os alunos escreveram textos, conheceram fontes de energia limpas e desenharam a cidade, mas acima de tudo alteraram a forma de vida dos maiatos. Construímos uma página de jornal interativa que, de futuro, poderá estar disponível gratuitamente nas laterais das paragens dos autocarros. 

Os aviões do Aeroporto Francisco Sá Carneiro serão fabricados na Maia e criar-se-ão mais empregos e os condutores pagarão menos impostos. Em 2050 será encerrada a última estação de serviço, pois nenhum veículo precisará de gasolina ou gasóleo. Os transportes públicos e privados funcionarão com a energia do sol, do vento e até da água. Poderão ser reabastecidos na nossa própria casa ou enquanto eles próprios se mantêm em movimento. As crianças terão aulas na Escola de Gestalinho com mesas "tecnológicas" para estudarem Português, Ciências e Artes durante a manhã ou a tarde, consoante o horário de trabalho dos pais. No outro turno do dia, nem os pais estarão ocupados com as suas profissões, nem as crianças terão aulas. O tempo será dedicado às atividades domésticas, desportivas e brincadeiras, sempre em família.

Afinal, em 2050, estas crianças serão adultos e os sonhos de hoje bem podem ser promessas para o amanhã.






















Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares