Aprender ciências experimentais permite o desenvolvimento intelectual das crianças e capacita-as para uma cidadania ativa. Nos tempos que correm, a Humanidade deposita a sua esperança na Ciência e na compreensão do seu papel no nosso bem-estar e no futuro do planeta Terra.
A turma do 3º ano estudou o método científico através de uma sequência de atividades com foco nas diferentes fases do método: a observação do que nos rodeia, o levantamento de questões, a forma como se deve proceder numa pesquisa, a necessidade de recorrer a registos, a construção de hipóteses, a testagem das hipóteses com a necessidade de proceder a medições rigorosas, identificar a variável dependente e a utilização de réplicas para aumentar a fiabilidade dos resultados, a análise e a comunicação dos resultados.
Com material da escola, outro trazido de casa e o Kit Escolas do LABS (Laboratório Aberto de Biologia e Saúde) da Maia, os alunos da turma GT3-2020/21 fizeram aprendizagens de Ciências, mas também de Matemática ao fazer medições e elaborar tabelas e gráficos, de Português ao efetuar registos, leituras e apresentações orais, de Cidadania e Desenvolvimento quando nos focamos nas questões de saúde, entre outras.
Atividades experimentais do Kit Escolas do LABS
Nas atividades iniciais, os alunos desenharam a sua face com todos os pormenores que conseguiram lembrar-se; depois voltaram a fazer o desenho com o auxílio de um papel espelhado que lhes permitia observar a face com "outros olhos". Ficaram admirados com pormenores que não tinham desenhado inicialmente. Também fizeram um desenho seguindo as instruções dadas pela professora e de acordo com algumas regras; cada um desenhou segundo a sua interpretação das instruções; e, por fim, compararam os seus desenhos com a figura exposta pela professora. Ficaram surpreendidos com a diversidade de interpretações e compreenderam que fazer registos rigorosos é importante.
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Tenho microrganismos nas mãos? É importante lavar as mãos? Foram atividades que permitiram verificar a necessidade de fazer controlo das variáveis. Também conheceram novo material de laboratório e o que é um meio LB agar. Durante a atividade relembramos o Plano de Contenção da Covid-19 na escola. |
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Qual é a duração de lavagem das mãos mais eficiente? Fizemos esta atividade no Dia de Aulas ao Ar Livre. A tinta representa os microrganismos que existem nas mãos ao longo de sucessivas lavagens. |
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O som é influenciado pelo volume da solução? Com a utilização de mais material de laboratório, os alunos responderam ao desafio de medir 5, 10 e 15 ml de água com uma proveta e contar as gotas de corante com uma pipeta de Pasteur. Estiveram com muita atenção ao som produzido quando a professora bateu com um lápis em cada tubo de ensaio. Será que ainda se lembram como se faz a leitura do menisco (a linha curva na interface entre o ar e o líquido a ser medido)? |
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Registo da atividade (onde se lê "agudo", deve ler-se "grave"). Estamos a aprender!... |
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Todas as soluções têm o mesmo pH? Numa experiência científica existe um fator de incerteza que provoca dúvida na recolha e interpretação dos resultados. Cada aluno tinha 3 tiras de papel indicador de pH e mergulhou-as numa de 3 soluções disponíveis. Depois comparam as cores das tiras com uma escala de pH e fizeram os registos. Também calcularam a média dos valores obtidos. Aprenderam que muitas vezes, para a mesma amostra, a mais pequena alteração pode conduzir a resultados diferentes, daí ser necessário replicar a experiência. |
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Todos queriam ter a certeza de que comparavam as tiras com a cor certa. Foi uma oportunidade para a aplicação noção de "média" numa situação real. Alguns alunos tiveram a fazer um arredondamento às unidades e isso foi outra aula de matemática. |
A Matemática continuou presente com a elaboração de um mapa representativo das temperaturas máximas registadas ao longo de uma semana. Para isso, consultamos uma fonte de informação credível, o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).
Por fim realizamos um conjunto de atividades para aplicar o método científico. Primeiro, recorrendo à observação do que nos rodeia, os alunos escreveram palavras do campo lexical de "SOL" e foram questionados sobre o que gostariam de saber sobre o Sol. Nas aulas de Estudo do Meio já tinham aprendido que o Sol tem efeitos sobre a saúde, nomeadamente, sobre a pele. Então, estava escolhido o caminho a seguir na nossa investigação científica.
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O Sol faz mal à pele? Surgiram várias hipóteses... No kit de cada aluno havia um microtubo com uma bead (conta perfurada) que funcionou como um modelo da nossa pele e serviu para avaliar o efeito do Sol (radiação ultravioleta) na pele, através da mudança de cor. |
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Os alunos decidiram expor a bead ao sol direto, à sombra de uma árvore, no coberto da escola e dentro da sala. A cor variava. |
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Registo de um aluno. |
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O protetor solar protege a pele do Sol? Nesta experiência foi usado um grupo experimental e um grupo de controlo para verificar se é o protetor solar que confere proteção e faz com a bead não mude de cor. |
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A bead do microtudo com protetor solar não alterou a cor, mas a do microtubo sem protetor solar sim. Foi utilizado um protetor solar FP50. Penso que todos ficaram convencidos que deveriam usar protetor solar este verão! |
Atividades Experimentais de Estudo do Meio do 3º Ano
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CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS - Atividade experimental para descobrir de que formas de podem conservar os alimentos à temperatura ambiente. Deixar ao ar? Tapar com película transparente? Colocar na água? Em vinagre? Em sal? |
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Registo da atividade. |
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ALAVANCAS - O grupo apresenta alguns exemplos de alavancas do dia a dia e explica como o comprimento da alavanca (cabo da vassoura) influencia a força que tem de ser usada para levantar a mesa. |
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IMANES - O grupo dos ímanes explora materiais (papel, tecido, plástico, porcelana) através dos quais os ímanes continuam a atrair alguns objetos de metal. |
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Com ímanes em barra e em ferradura, os alunos exploraram a atração de polos diferentes e a repulsão de polos iguais. Também, andaram a explorar todos os materiais da sala para descobrirem quais eram atraídos pelos ímanes. |
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RODA DENTADA - Um grupo mostrou como o movimento das rodas dentadas se transmite e verificou que a roda azul (mais pequena) tem de dar duas voltas para que a vermelha (a maior) complete um volta apenas. |
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MOLAS E ELASTICIDADE - Outro grupo mostrou exemplos de molas e elásticos, objetos que têm a propriedade da elasticidade. Até construíram uma fisga para experimentarem se o tamanho das bolas de folha de alumínio influencia a distância a que são atiradas pela fisga. Claro que não resultou! Uma fisga não se faz com elásticos de escritório! Ah ah ah! |
Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara. E explora o mundo!
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