Ciência na Escola

 




Aprender ciências experimentais permite o desenvolvimento intelectual das crianças e capacita-as para uma cidadania ativa. Nos tempos que correm, a Humanidade deposita a sua esperança na Ciência e na compreensão do seu papel no nosso bem-estar e no futuro do planeta Terra. 
A turma do 3º ano estudou o método científico através de uma sequência de atividades com foco nas diferentes fases do método: a observação do que nos rodeia, o levantamento de questões, a forma como se deve proceder numa pesquisa, a necessidade de recorrer a registos, a construção de hipóteses, a testagem das hipóteses com a necessidade de proceder a medições rigorosas, identificar a variável dependente e a utilização de réplicas para aumentar a fiabilidade dos resultados, a análise e a comunicação dos resultados.
Com material da escola, outro trazido de casa e o Kit Escolas do LABS (Laboratório Aberto de Biologia e Saúde) da Maia, os alunos da turma GT3-2020/21 fizeram aprendizagens de Ciências, mas também de Matemática ao fazer medições e elaborar tabelas e gráficos, de Português ao efetuar registos, leituras e apresentações orais, de Cidadania e Desenvolvimento quando nos focamos nas questões de saúde, entre outras. 




Atividades experimentais do Kit Escolas do LABS



Nas atividades iniciais, os alunos desenharam a sua face com todos os pormenores que conseguiram lembrar-se; depois voltaram a fazer o desenho com o auxílio de um papel espelhado que lhes permitia observar a face com "outros olhos". Ficaram admirados com pormenores que não tinham desenhado inicialmente. Também fizeram um desenho seguindo as instruções dadas pela professora e de acordo com algumas regras; cada um desenhou segundo a sua interpretação das instruções; e, por fim, compararam os seus desenhos com a figura exposta pela professora. Ficaram surpreendidos com a diversidade de interpretações e compreenderam que fazer registos rigorosos é importante.



Tenho microrganismos nas mãos? É importante lavar as mãos? Foram atividades que permitiram verificar a necessidade de fazer controlo das variáveis. Também conheceram novo material de laboratório e o que é um meio LB agar. Durante a atividade relembramos o Plano de Contenção da Covid-19 na escola.




Qual é a duração de lavagem das mãos mais eficiente? Fizemos esta atividade no Dia de Aulas ao Ar Livre. A tinta representa os microrganismos que existem nas mãos ao longo de sucessivas lavagens.



O som é influenciado pelo volume da solução? Com a utilização de mais material de laboratório, os alunos responderam ao desafio de medir 5, 10 e 15 ml de água com uma proveta e contar as gotas de corante com uma pipeta de Pasteur. Estiveram com muita atenção ao som produzido quando a professora bateu com um lápis em cada tubo de ensaio. Será que ainda se lembram como se faz a leitura do menisco (a linha curva na interface entre o ar e o líquido a ser medido)?



Registo da atividade (onde se lê "agudo", deve ler-se "grave"). Estamos a aprender!...


Todas as soluções têm o mesmo pH? Numa experiência científica existe um fator de incerteza que provoca dúvida na recolha e interpretação dos resultados. Cada aluno tinha 3 tiras de papel indicador de pH e mergulhou-as numa de 3 soluções disponíveis. Depois comparam as cores das tiras com uma escala de pH e fizeram os registos. Também calcularam a média dos valores obtidos. Aprenderam que  muitas vezes, para a mesma amostra, a mais pequena alteração pode conduzir a resultados diferentes, daí ser necessário replicar a experiência.



Todos queriam ter a certeza de que comparavam as tiras com a cor certa. Foi uma oportunidade para a aplicação noção de "média" numa situação real. Alguns alunos tiveram a fazer um arredondamento às unidades e isso foi outra aula de matemática.


A Matemática continuou presente com a elaboração de um mapa representativo das temperaturas máximas registadas ao longo de uma semana. Para isso, consultamos uma fonte de informação credível, o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).


Por fim realizamos um conjunto de atividades para aplicar o método científico. Primeiro, recorrendo à observação do que nos rodeia, os alunos escreveram palavras do campo lexical de "SOL" e foram questionados sobre o que gostariam de saber sobre o Sol. Nas aulas de Estudo do Meio já tinham aprendido que o Sol tem efeitos sobre a saúde, nomeadamente, sobre a pele. Então, estava escolhido o caminho a seguir na nossa investigação científica.


O Sol faz mal à pele? Surgiram várias hipóteses... No kit de cada aluno havia um microtubo com uma bead (conta perfurada) que funcionou como um modelo da nossa pele e serviu para avaliar o efeito do Sol (radiação ultravioleta) na pele, através da mudança de cor. 



Os alunos decidiram expor a bead ao sol direto, à sombra de uma árvore, no coberto da escola e dentro da sala. A cor variava.


Registo de um aluno.


O protetor solar protege a pele do Sol? Nesta experiência foi usado um grupo experimental e um grupo  de controlo para verificar se é o protetor solar que confere proteção e faz com a bead não mude de cor. 



A bead do microtudo com protetor solar não alterou a cor, mas a do microtubo sem protetor solar sim. Foi utilizado um protetor solar FP50. Penso que todos ficaram convencidos que deveriam usar protetor solar este verão!




Atividades Experimentais de Estudo do Meio do 3º Ano



CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS - Atividade experimental para descobrir de que formas de podem conservar os alimentos à temperatura ambiente. Deixar ao ar? Tapar com película transparente? Colocar na água? Em vinagre? Em sal?




Registo da atividade.



ALAVANCAS - O grupo apresenta alguns exemplos de alavancas do dia a dia e explica como o comprimento da alavanca (cabo da vassoura) influencia a força que tem de ser usada para levantar a mesa.



IMANES - O grupo dos ímanes explora materiais (papel, tecido, plástico, porcelana) através dos quais os ímanes continuam a atrair alguns objetos de metal.




Com ímanes em barra e em ferradura, os alunos exploraram a atração de polos diferentes e a repulsão de polos iguais. Também, andaram a explorar todos os materiais da sala para descobrirem quais eram atraídos pelos ímanes.




RODA DENTADA - Um grupo mostrou como o movimento das rodas dentadas se transmite e verificou que a roda azul (mais pequena) tem de dar duas voltas para que a vermelha (a maior) complete um volta apenas.



MOLAS E ELASTICIDADE - Outro grupo mostrou exemplos de molas e elásticos, objetos que têm a propriedade da elasticidade. Até construíram uma fisga para experimentarem se o tamanho das bolas de folha de alumínio influencia a distância a que são atiradas pela fisga. Claro que não resultou! Uma fisga não se faz com elásticos de escritório! Ah ah ah!





Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara. E explora o mundo!


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