Este ano, os meninos e meninas da Escola de Gestalinho não tiveram as habituais festividades de Halloween e não foram assustadoramente mascarados para a escola. Mas, nas aulas, a data não foi esquecida e fizeram-se pinturas, contaram-se histórias e trabalhou-se o domínio Bem-estar Animal em Cidadania e Desenvolvimento.
Os alunos do 3º ano estudaram os morcegos e aprenderam que, afinal, não são seres assustadores dos quais só queremos fugir com muito medo. Os morcegos têm hábitos noturnos e são fantásticos, vivem perto de nós e têm um papel importante na Natureza a fazer a polinização e o controlo de pragas. Claro que surgiu a dúvida se os morcegos eram transmissores do coronavírus, mas o mais importante foi discutir e perceber qual a responsabilidade dos seres humanos no surgimento da pandemia de covid-19. Os alunos fizeram uma pesquisa e escreveram um texto sobre os morcegos e desenharam-nos, construíram uma coroa de morcegos esvoaçantes em cartolina, analisaram a morfologia das asas para perceberem como voam e "brincaram" aos morcegos.
Para proteger os morcegos é preciso gostar deles; e para gostar deles, é preciso conhecê-los.
|
Frases de apelo à proteção dos morcegos - 3º ano
|
|
Construção de morcegos esvoaçantes - 3º ano
|
|
Texto sobre morcegos - 3º ano
|
|
Anatomia das asas dos morcegos - 3º ano
|
|
Pinturas do 4º ano
|
|
Pinturas do 1º ano
|
|
Pinturas e construções do JI
|
|
Contar histórias no JI
|
Comentários
Enviar um comentário