Dia da Pessoa Portadora de Deficiência


               Hoje, dia 3 de dezembro, é o Dia Mundial da Pessoa Portadora de Deficiência e fizemos atividades que nos colocaram no lugar de uma pessoa com deficiência.
                Todos os alunos do 1º Ciclo dirigiram-se para uma sala e viram um filme sobre Helen Keller, uma menina cega e surda que, com muito esforço, conseguiu aprender a comunicar. Depois, vimos e comentamos uma apresentação em powerpoint sobre o tipo de deficiências e as diferentes formas de ultrapassar os obstáculos.
                Entretanto, os professores prenderam três dedos das mãos que usamos para escrever com fita-cola para sentirmos as mesmas dificuldades que uma pessoa que tem uma deficiência na mão. Na atividade seguinte, usamos uma venda nos olhos e provamos um pedaço de fruta para utilizarmos outro sentido – o paladar – para distinguir os alimentos. Em seguida, saímos da sala ainda com os olhos vendados com a ajuda de uma bengala (cana) que nos ajudou a percorrer o caminho até ao recreio.
                No recreio, andamos em cadeiras de rodas e com muletas. Foi difícil andar com cadeira de rodas! Foi difícil deslocarmo-nos, não conseguimos subir as escadas e as brincadeiras não podiam ser as mesmas.
                Sentimos as dificuldades que uma pessoa portadora de deficiência pode ter no seu dia a dia. Aprendemos a respeitar todas as pessoas diferentes.



             As atividades realizaram-se dentro e fora da sala de aula com as professoras das turmas do 1º Ciclo e os professores de TIC, Atividade Física e Desportiva e de Música. Os meninos do Jardim de Infância não resistiram e também participaram nas atividades do exterior.


Comentários

Mensagens populares