Morcegos


A turma do 3º ano está a estudar os morcegos. Não os vemos mas eles vivem perto de nós, na cidade.

Após uma pesquisa com a ajuda dos pais, construímos este texto sobre os morcegos:




Morcegos 

Os morcegos são os únicos mamíferos que voam. Pertencem à ordem Chiroptera (Chiro = mão e ptera = asa). Os morcegos encontram-se em todos os continentes, exceto no Ártico, na Antártida e algumas ilhas isoladas. Existem cerca de 1200 espécies de morcegos mas em Portugal vivem 26 e uma das mais comuns é o morcego-anão (Pispistrellus pipistrellus).
Os morcegos habitam em locais húmidos e escuros: cavernas, buracos de árvores antigas, construções abandonadas, sótãos e abrigos para morcegos.
Algumas espécies alimentam-se de sangue mas a maior parte alimenta-se de insetos e frutos, podendo também alimentar-se de néctar, pólen, peixes, rãs, aranhas… Para caçar, os morcegos usam a visão e a ecolocalização. Eles saem para se alimentar desde o anoitecer até ao amanhecer.
Estes animais são vivíparos e reproduzem-se a partir dos 2 anos. Dependendo da espécie têm diferentes épocas de reprodução. O morcego-anão começa a época de reprodução em setembro e outubro mas as crias só nascem depois do período de hibernação, na primavera, porque há mais alimento. Normalmente só têm uma cria de cada vez e nasce sem pelos. As crias são alimentadas com leite materno.
Os morcegos vivem, em média, entre 10 a 25 anos e têm, por isso, uma longevidade muito longa.
O seu corpo é revestido por pelo e tem uma membrana alar que tem uma função semelhante à das asas. As garras traseiras servem para caçar e pendurar-se nos ramos e nos tetos das grutas. Os morcegos têm dentes afiados e orelhas grandes. Ao contrário do que se pensa, os morcegos não são cegos.
São animais noturnos porque são mais ativos à noite. De dia passam muito tempo a dormir pendurados de cabeça para baixo em sítios de acesso difícil para os predadores.
Os morcegos estão em perigo porque os seus habitats estão a ser destruídos, são usados inseticidas que contaminam o seu alimento, têm baixa taxa de reprodução e as pessoas ainda têm falsas crenças acerca destes animais.
Nós podemos ajudar os morcegos construindo abrigos e conservando os seus habitats. Também não devemos incomodá-los nas épocas de hibernação e de criação. Para protegermos os morcegos e todos os seres vivos é necessário deixar de poluir o ambiente.
Se os morcegos forem um incómodo muito grande devemos contactar uma instituição vocacionada para a proteção da natureza.


VAMOS PROTEGER OS MORCEGOS; ELES SÃO IMPORTANTES E TORNAM A NOSSA VIDA MELHOR!

                                                                                       Texto coletivo GT3



Como são animais muito interessantes, foi muito fácil divertirmos-nos com eles neste Carnaval!




Também levamos para casa um folheto informativo para sensibilizar outras pessoas para a necessidade de proteger os morcegos.





Com o carimbo, enchemos grutas, árvores antigas e edifícios abandonados com muitos morcegos. Também fizemos umas "tatuagens" muito "cool".




Os morcegos mais divertidos e simpáticos estão aqui!



(Atividades realizadas numa semana dedicada aos morcegos.)

Comentários

Mensagens populares