Prémio: Maia - Cidade Sustentável

   Na passada terça-feira, dia 28 de março, a turma do 3º ano da Escola Básica de Gestalinho deslocou-se ao Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia para assistir à entrega de prémios do concurso "Maia - Cidade Sustentável".
   Foi uma surpresa muito agradável quando fomos anunciados como vencedores na categoria 1, correspondente ao 1º CEB. 
  Este concurso promovido pela Maiambiente pretendia sensibilizar a comunidade educativa maiata para a temática do desenvolvimento sustentável e, simultaneamente, promover o civismo e a consciência ambiental dos diversos intervenientes. Durante o mês de novembro escolhemos e discutimos o tema da separação de resíduos e como poderíamos transmitir a nossa mensagem através de um desenho. Inspirados nesta discussão, cada aluno decorou a lateral de um camião e escolhemos o trabalho da Leonor P. para representar a turma. Foi um trabalho muito enriquecedor e interdisciplinar.
   Além do certificado e do prémio, temos a satisfação de ver o nosso trabalho a circular nas ruas do concelho na lateral dos camiões de recolha de resíduos. 




Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia










   

   Os participantes que estiveram presentes na cerimónia.

   

   A turma junto ao camião com o trabalho exposto.


    
   Na escola com os certificados de vencedores do concurso.








   

   O trabalho apresentado.















Concurso: Maia – Cidade Sustentável

MEMÓRIA DESCRITIVA

Introdução
Refere-se a presente memória descritiva ao trabalho gráfico realizado pela turma do 3º ano de escolaridade da Escola Básica de Gestalinho, no âmbito do concurso “Maia - Cidade Sustentável”.

Descrição
Estando a turma já muito sensibilizada para a importância da separação do lixo, foi investido mais tempo de aula na apresentação de dúvidas, no esclarecimento de conceitos e na pesquisa sobre o tratamento dos resíduos sólidos. Coletivamente, os alunos maturaram uma sugestão para o trabalho a apresentar a concurso. Cada aluno fez o seu desenho tendo sido escolhido um entre todos para representar a turma.
No trabalho estão representadas flores como símbolo de um ambiente vivo, belo e saudável.
Cada flor apresenta uma cor correspondente aos ecopontos – verde, amarelo, azul e vermelho – e ao contentor de resíduos orgânicos – castanho.
Nas pétalas de cada flor estão representados objetos que podem ser colocados nos ecopontos da cor correspondente. Desta forma, a informação sobre como fazer corretamente a separação do lixo estará acessível a todas as pessoas independentemente da idade ou dos conhecimentos prévios sobre o assunto.
O fundo do desenho é verde-claro para transmitir frescura e destacar as flores e as suas mensagens.
As palavras escritas pela mão de uma criança formam a frase “Separa, protege, vive.” A frase apela ao cidadão comum que faça a separação dos resíduos pois, assim, estará a proteger o ambiente garantindo a sua sustentabilidade e uma vida com mais qualidade. A caligrafia infantil transmite esperança nas gerações futuras.

Público-alvo
Habitantes do concelho da Maia, de todas as idades

Ideias-chave
Ambiente, recolha seletiva de resíduos, sustentabilidade

Fontes de pesquisa

Escola
Escola Básica de GESTALINHO, Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia

Data
Maia, 25 de novembro de 2016

Comentários

  1. Parabéns à turma vencedora e à professora que os orientou. Conhecendo-a pessoalmente, sei que a Célia é absolutamente empenhada nas tarefas em que participa e nelas deposita toda a performance do bem fazer. E quando faz, faz com amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Estou sempre a aprender com os bons exemplos de pessoas como a Edite.
      Um grande abraço com saudades.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares